quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DICAS DE CONSULTORIA DE IMAGEM: A ROUPA CERTA PARA A SUA ENTREVISTA DE EMPREGO - Parte 2 - Por Dani Miqueri/Personal Stylist

Olá, Meninas!

Dias atrás falamos sobre o Dress Code mais formal para se apresentar a uma entrevista de emprego, não é? Roupas mais retas e clássicas, portanto, arrojadas e contemporâneas que nada comprometerão a formalidade que a empresa exigirá.

Hoje, na segunda parte dessa matéria, vou elaborar um post sobre as roupas adequadas às entrevistas para empresas mais informais... Eu disse informais, o que nada tem a ver com desleixadas, ok?

Vamos em frente!

Empresas de Comunicação Social, como Publicidade e Propaganda, por exemplo, não exigem que seus colaboradores usem uniformes ou roupas "tão sérias". Ao contrário, essa é uma área que exige deles criatividade e arrojo, portanto, a imagem pessoal deve ser coerente com os objetivos da empresa e suas convicções.

Então, se você tiver uma entrevista marcada com a finalidade de preencher a vaga de uma publicitária, faça um mix entre formalidade, casualidade, ousadia e modernidade, tanto no vestuário, como nos acessórios. Entenda que, não é pelo fato dessa ser uma área que abre mil possibilidades de vestuário que você se vestirá com uma calça jeans rasgada das coxas até os tornozelos, viu?

O vestuário da outra profissão voltada para a Comunicação, como Relações Públicas (euzinha, hehehehe!) e Marketing, dependerá da empresa que estiver procurando porque essa área abrange um campo maior de organizações que podem ser tanto formais quanto informais, ok? Lembre-se sempre de ler tudo que puder sobre a empresa antes de ir para a sua entrevista.

No Radialismo, outra área da Comunicação Social, você poderá se produzir de uma forma mais descontraída, porém, como em todas as outras, nada de decotes, fendas, brilhos, transparências exageradas, vestidos de alcinhas e nenhuma peça curta, ok? VOCÊ deve ser o centro das atenções, não a sua roupa!

Se quiser uma vaga de Jornalista, aí dependerá de uma série de fatores: se será repórter de rua, se quiser atuar na área de economia e política, se a vaga for para atuar no Globo Esporte ou no Jornal Nacional, enfim, deu para entender sobre o que estou dizendo, não deu? Claro que não irá de tênis na sua entrevista, nem de moletom, caso queira apresentar programas de esportes, mas poderá se apresentar de uma maneira mais informal, mas com um toque de formalidade para transmitir à empresa mensagens como credibilidade, responsabilidade, confiabilidade e profissionalismo. Agora, se quer ser uma Fátima Bernardes, vá à primeira parte dessa entrevista e veja os looks que estão por lá e escolha o seu.

Profissões voltadas par as áreas de exatas, normalmente, pede-se um Dress Code mais formal. No caso da Engenharia e Arquitetura, para ser mais sucinta, um traje mais formal para atender seus clientes e um outro mais informal para visitar às obras.

A área de Moda é a área que mais abertura oferece a você para usar mil e uma possibilidades de vestuário. Aí vai de acordo com o ramo: se trabalha como vendedora, normalmente, usa-se roupas da própria marca da loja. Então, na entrevista, olhe no site da empresa a galeria de fotos e inspire-se nas suas colaboradoras.

Se for a proprietária, produza-se da maneira mais elegante ou fashion que puder - você precisa propagar a imagem da sua empresa da maneira mais adequada. Aqui você é o espelho da sua loja, portanto, suas clientes se espelharão em você e em suas vendedoras/consultoras para consumir seus produtos.

Agora, se trabalha na área de Criação, quem sou eu para dizer o que usar, não é?

É importante observar sempre qual o público que atenderá e que deseja atingir: se A, B, C ou D. Isso faz sim toda a diferença, mas em nenhum caso permite-se vestir-se com desleixo.

Tenha bom-senso, analise bem a vaga e a profissão que deseja e produza-se de maneira adequada a ela, ok?

Vamos a alguns modelos mais informais, alguns com toques de formalidade para transmitir aquelas mensagens ali acima das quais citei, outras mais descoladas e despojadas e veja qual delas tem mais a ver com o emprego que procura.


Olhem aí o encontro da informalidade (calça saruel, sapato e bolsa), com a formalidade (blazer de alfaiataria). Look com toque criativo - o lenço - que faz toda a diferença no visual.


Outra produção que mistura formalidade e informalidade - A camisa com mangas dobradas, a falsa gravata e o relógio são peças que dão esse toque mais descontraído. O colete moderniza toda a produção que tinha tudo para ser clássica. E a bolsa e o calçado finalizam a montagem, dando mais toques criativos e ousados. Show!


Andrea Marques para Merci Vous

Uma produção clássica, marcada pela alfaiataria do spencer e cortes retos, e romântica, caracterizada aqui pelos laços e babados. A bolsa e o calçado dão um toque mais descolado no look.



Lita Mortari para Merci Vous

Lindos looks de verão para trabalhos informais e que pedem leveza e criatividade ao mesmo tempo!



Se você tem medo de ousar muito, vista um vestido mais clássico e ouse nos acessórios! Olhe como o oxford vermelho arremata bem a produção!


lojadonaflor.com.br
Invista em camisas coloridas, leves e descoladas e, junte a elas, calças ou bermudas de alfaiataria para mesclar um pouco com a informalidade!



Viu como camisas combinam bem com bermuda de alfaiataria? Look clássico descolado! Amei!




Quer ser uma clássica sofisticada romântica contemporânea? Invista no segundo look!



Look White com sapatilhas super confortável para a batalha do dia a dia nesse verão. A bolsa dá o colorido da estação!







Aqui o colete transforma o look totalmente clássico e fomal em um mais descolado e descontraído!


mulherh.com.br
Dá sim para usar jeans para um trabalho mais informal... Mas prefira sempre o mais escuro, sem lavagens, como o da imagem acima, ok?


Primeiro look é uma produção clássica por conta da pantalona e, romântica, por conta da blusa de mangas bufantes e gola chanel! O cinto de couro dá seu toque casual!




       oqvestir.com.br

Dois looks total white que combinam com vários ambientes profissionais... Não são produções exclusivas de profissionais da saúde, não! O branco vem com força total nesse verão! Cuidado apenas para não ser transparente, nem marcar muito no corpo... Fica melhor em mulheres magras, ok?

Precisa dizer alguma coisa desse sofisticado romântico?


                         soudiva.com

Site Toda Produzida


not1.com.br



Vamos ver agora algumas produções românticas misturadas com casualidade, dramaticidade, criatividade, arrojo, ousadia e até com ares clássicos.


Mix entre o clássico (saia reta e blazer de alfaiataria), o romântico (blusa com babados e tom pastel), o casual (bolsa e pulseiras) e moderno dramático (open boots pesadas).


Olha que delícia esse look! Confortável, romântico e super moderno!


Gente, tirando esse ursinho, olha como um look que poderia ficar totalmente infantil, transforma-se em um nem tanto informal, com o uso do blazer de alfaiataria?!


Clássico romântico, com toque moderno dramático da peep toe meia pata! Só tire a clucht porque é de festa, ok?


Andrea Marques para Merci Vous

Lindo macacão... Sempre uma ótima escolha!





Essa produção é para um trabalho bem informal, ok?


oqvestir.com.br
Look romântico e outro bem descolado... Veja aí qual é o melhor para você!



Look super descolado... Ideal para trabalhos que envolvam criação!



Conforto, discrição e beleza para sua entrevista!


Bom, vou postar abaixo alguns looks da Ju Noronha, do blog VERSATILIDADE. Eu adoro a maneira  como ela se veste e você pode se espelhar nela para ir a várias entrevistas de emprego. Olhem só:












Linda, moderna, discreta... O que resulta em charme, elegância, sofisticação e, claro, contemporaneidade! Espelhem-se à vontade, meninas!


Bem, agora, alguns looks de uma marca que eu também adoro aqui de BH:


Moderna, charmosa e sempre preocupada com os detalhes. Vejam como tenho razão:


Para um ambiente mais descontraído e moderno!



 

 Pode colocar um blazer de alfaiataria ou um cardigã se quiser ficar um pouco mais formal!



Liiiiinda composição para esse verão! Claro que você não vai a sua entrevista de emprego descalça, não é? A camisa deu o seu toque formal, mas a saia arremata o visual com charme e leveza!





Não é só na praia que você pode usar esse look, não, viu? Se a empresa for sua, coloque uma bela sandália e vá trabalhar bem confiante nesse verão!


Look NEO
Chiquérrima!


Look NEO



Look NEO

Camisa poá que pode ser usada com vários outros looks, mas essa composição é correta, com o mix entre os toques casuais e o look romântico e, ao mesmo tempo, moderno.


Bem, acho que agora você não terá dúvidas quando for a sua entrevista de emprego, não é? Mas não se esqueça de complementar às suas composições belos acessórios para que fique linda e adequada da cabeça aos pés.

Acessórios Merci Vous


                                                                     Hector Albertazzi para Merci Vous





Não tem como não ficar linda com essas peças de Hector Albertazzi, não é? Elas realmente valorizam qualquer look e deixam qualquer mulher mais elegante ainda.

Mas valem também acessórios mais rústicos quando a produção pedir, mais delicados ou bijus que tenham mais a ver com o seu estilo. O que não pode é sair como uma árvore de natal para ir em busca da sua vaga, na empresa que deseja conquistar.

Invista também em calçados e bolsas... Ou clássicas, ou arrojadas, conforme a sua profissão e produção, ok?

lojadonaflor.com.br

lojadonaflor.com.br

lojadonaflor.com.br

lojadonaflor.com.br

Use cores em composições mais sóbrias... Mas se você for mais ousada e souber harmonizar cores, a tendência Color Blocking continua firme nesse verão. Se a empresa à qual almeja for ousada, arrojada e moderna, vá em frente!


 Tendência Color Blocking - ZARA



                                       Calçados Sarah Chofakian para Merci Vous





Ufa! Acho que já deu, né? Espero que esse post seja produtivo para todas vocês que procuram um lugar no mercado. Lembrem-se sempre de manter as unhas e os cabelos impecáveis, a maquiagem leve, o perfume quase imperceptível e, pelo amor de Deus, não vá mascando chicletes e muito menos fumando seu cigarrinho, viu? Mantenha sua postura correta e a voz firme, num tom nem muito baixo, nem muito alto... E boa sorte!



Twitter: @danimiqueri
Facebook: dani miqueri


2 comentários:

Clau Jambo disse...

Essencial acertar na escolha da roupa, adorei as dicas.




Bjs
Clau
http://www.garotajambo.blogspot.com/

Dani Miqueri disse...

Obrigada, Clau!

Bjos!
Dani Miqueri.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...