sexta-feira, 3 de junho de 2011

O que é Visagismo?

Nesse mês de maio, fiz um curso de Visagismo e posso dizer que me encontrei na vida, nunca tive tanto prazer em estudar e conhecer algo, mas todos me perguntavam o que é, e por isso resolvi fazer esse post.

Vocês sabem o que é Visagismo?

Visagismo é derivado da palavra francesa visage que significa "face", nosso rosto é o maior responsável pela impressão que passamos sobre quem somos. A arte do Visagismo tem como finalidade adaptar a imagem da pessoa à sua personalidade, ou seja, fazer que ao se olhar pra ela se tenha uma idéia de como é sua personalidade. Ou ainda, passar a imagem de como ela gostaria de ser.

Para isso, o Visagismo utiliza técnicas e conhecimentos adquiridos através de estudos de várias áreas da história e das ciências . Por exemplo: nosso cérebro reconhece várias formas e algumas delas (símbolos arquétipos, como círculo, quadrado, triângulo, etc) geram sentimentos em nossa mente (por isso a primeira impressão que temos de alguém é tão forte, pois o cérebro lê as mensagens que aquela imagem nos passa), e o profissional Visagista ao conhecer cada símbolo e ao que ele remete, consegue trabalhar a imagem de alguém (seja através do corte ou cor de cabelo ou com a maquiagem) pra que seja reconhecida como uma imagem de força, por exemplo. Mas isso é apenas uma das formas, pois outras coisas geram sentimentos em nós, como: as linhas do rosto, cores, traços, etc. Certos tipos de formatos de rosto nos dão a impressão de a pessoa ser boazinha, outros já passam a imagem de alguém bravo, se quiser suavizar ou acentuar tais características, um bom profissional Visagista o fará através do corte/cor de cabelo correto e da maquiagem adequada. Aplicar o Visagismo é customizar a sua imagem, sem se importar em mostrar o que está na moda, mas sim quem você é!

Um profissional Visagista deve ter conhecimento de tudo aquilo que provoca impressões através da imagem de alguém para poder trabalhar da forma que o cliente desejar, por isso é importante que estude constantemente o assunto, que vem se ampliando cada vez mais. Está sendo lançado, por um dentista, um livro que relaciona as formas dos dentes e da arcada dentária ao tipo de personalidade da pessoa, tudo com base no Visagismo.

O Visagista pode ser de várias áreas profissionais, como: Cabeleireiros, Maquiadores,  Médicos, Dentistas, Psicólogos, Artistas plásticos, Consultores de imagem e mais. O Visagismo é aplicado praticamente a tudo, pois é uma forma de mostrar aquilo que somos ou queremos ser.

No Brasil temos um grande mestre do Visagismo, o artista plástico Philip Hallawell, que é o autor dos dois melhores livros que abordam o tema: Visagismo - Harmonia e Estética e Visagismo integrado. Fiz o curso de Visagismo com ele e fiquei maravilhada com o conhecimento e sensibilidade dele, realmente é um artista, profundo conhecedor do assunto. O curso do Philip têm atraído profissionais das mais diversas áreas profissionais e gente do mundo todo, o Brasil é referência mundial em relação ao assunto.

Eu e Philip



Espero que tenha esclarecido pra vocês o que é Visagismo, mas se tiver alguma dúvida e só me perguntar nos comentários ou pelo e-mail do blog.

Beijos a todos e fiquem com Deus!


4 comentários:

Liz Vieira disse...

Adorei o post, deu vontade de querer saber mais...

bjos

Vanessa Yoda disse...

Amei Manu...essa é mesmo uma área mega interessante!!! :)
Vc podia dar exemplos com personagens famosos e tal...
bjooooooo

Clau Jambo disse...

Que legal gente.
Adoro novidades e essa me encheu os olhos.



Bjs
Clau
http://www.garotajambo.blogspot.com/

Unknown disse...

Acho muito interessante esta área.Fala mais p gente...otimo post

beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...